Bragança marca

É com satisfação que divulgamos a distinção turística que Bragança recebeu na Suiça. Esta região precisa mesmo de boas notícias...

http://diariodigital.sapo.pt/news.asp?section_id=13&id_news=306181
http://www.swiss-tourism-awards.ch/the-awarded-destination-year-2007.htm


"Bragança distinguida na Suíça com galardão turístico



A cidade de Bragança foi distinguida, na Suíça, com um galardão turístico, no âmbito de um salão internacional de férias que promove destinos em todo o mundo para serem «descobertos», anunciou hoje a autarquia local.
De acordo com a fonte, Bragança recebeu o «Swiss Tourism Awards 2007» na categoria de «Destino a ser protegido-cidade a ser explorada, destino com forte vocação turística».
Este galardão é atribuído na Suiça no âmbito do salão internacional suíço de férias que este ano decorreu entre 31 d Outubro e 05 de Novembro e teve 600 participantes, ainda segundo a autarquia.
De entre as centenas de candidatos, foram galardoadas 28 cidades de 21 países de todo o mundo, nomeadamente Bulgária, Roménia, Grécia, Holanda, Bósnia Herzegovina, Portugal, Brasil, Itália, Sérvia, Montenegro, Colômbia, Macedónia, Geórgia, Peru, Chile, Caraíbas (Antígua e Barbuda), Eslovénia, Eslováquia, Azerbeijão e Albânia.
O Swiss Tourism Awards tem como objectivo impulsionar e desenvolver o sector turístico internacional, particularmente valorizando o património natural e cultural de algumas cidades, propondo destinos internacionais para serem «descobertos».
Bragança foi distinguida no ano em que foi também convidada para o salão de férias de Lugano, em que participou com uma exposição de material promocional do concelho e da Rota da Terra Fria do Nordeste Transmontano.
Segundo a autarquia, este salão foi visitado por mais de 66.000 pessoas.
A Câmara municipal de Bragança considera que «a participação neste evento foi importante, uma vez que teve a oportunidade de divulgar a cidade de Bragança a nível internacional, bem como de promover a captação de novos fluxos e mercados turísticos com benefício para a economia do município». "
Diário Digital / Lusa
23-11-2007 17:18:00

Mario Cesariny - pintor poeta

Nasceu em Lisboa, no dia 9 de Agosto de 1923. Foi pintor e poeta . Frequentou a Escola de Artes Decorativas António Arroio e estudou música com o compositor Fernando Lopes Graça. Durante o tempo em que esteve emc Paris,1947, frequentou a Academia de La Chaumiére. É em Paris que conhece André Breton, cuja influência o leva a criar no mesmo ano o grupo de surrealistas de Lisboa , juntamente com figuras como António Pedro, José Augusto França, Cândido Costa Pinto, Moniz Pereira e Alexandre O´Neill. O grupo ficou marcado pela atitude de protesto contra o regime político vigente e contra o neo-realismo.


Morreu a 26 de Novembro de 2006








Em todas as ruas te encontro
em todas as ruas te perco
conheço tão bem o teu corpo
sonhei tanto a tua figura
que é de olhos fechados que eu ando
a limitar a tua altura
e bebo a água e sorvo o ar
que te atravessou a cintura
tanto tão perto tão real
que o meu corpo se transfigura
e toca o seu próprio elemento
num corpo que já não é seu
num rio que desapareceu
onde um braço teu me procura
Em todas as ruas te encontro
em todas as ruas te perco


Faz-me o favor...

Faz-me o favor de não dizer absolutamente nada!
Supor o que dirá
Tua boca velada
É ouvir-te já.
É ouvir-te melhor
Do que o dirias.
O que és nao vem à flor
Das caras e dos dias.
Tu és melhor -- muito melhor!
Do que tu.
Não digas nada.
Sê Alma do corpo nu
Que do espelho se vê.
Virgínia e Marta - 7ºC

Tributo a Doris Lessing - Nobel da Literatura 2007

Estes trabalhos são da responsabilidade dos alunos do 11º C: Ana Filipa, Marisa, Filipe, Guilhermina, José, João, Noémia e Sara (orientados pela professora Amélia melo)

DORIS LESSING
NOBEL DA LITERATURA 2007


Como cada ano, a manhã de 10 de Novembro desvendou o nome de mais um laureado Nobel da Literatura, DORIS LESSING, uma senhora das letras inglesas.
Para surpresa de uns e gáudio de muitos, aos 87 anos, Doris May Tayler ou Doris Lessing, como é conhecida, consagra-se a pessoa mais velha a receber o prémio Nobel da Literatura, vendo assim a sua longa vida de escrita empenhada ser recompensada com o reconhecimento da Academia Sueca das Letras, responsável pela atribuição deste prémio.
Segundo o director da academia sueca, Horace Engdahl, a autora recebeu o prémio por transmitir “experiência épica feminina”, segundo o próprio director foi das decisões mais meditadas que tomaram. Doris Lessing tornou-se na 34ª mulher a receber um Nobel e a 11ª mulher a receber um Nobel da Literatura.
Filha de pais britânicos, nasceu na Pérsia, actual Irão, em 1919, e cresceu na Rodésia do Sul, actual Zimbabué. O seu trabalho explora a divisão entre brancos e negros, alem de questões feministas e a violência contra as crianças. A autora que reside em Inglaterra desde 1949 escreveu romances, poesias e contos. De entre todos os seus romances, “ The Golden Notebook”, foi aquele que a catapultou para a fama em 1962.
Muito premiada na Europa, foi também nomeada três vezes para Booker Prize. O seu primeiro livro chama-se “The Grass is Singing” e o mais recente é “The Cleft”.

Doris Lessing publicou aproximadamente 60 obras, entre as quais se destacam:
· African Stories,
· Cat Tales, The Good Terrorist,
· Children of Violence,
· A Proper Marriage,
· The Summer Before the Dark,
· The Wind Blows Away Our Words,
· Going Home,
· The Habit of Loving.
Os seguintes contos, entre muitos:
o Wine
o A Proper Marriage
o Martha Quest
o Five
o A Ripple from the Storm
o Landlocke
o Particularly Cats.


Eles comentaram...

1
Anúncio da Academia SuecaPrémio Nobel da Literatura para Doris Lessing11.10.2007 - 12h03PUBLICO.PT
A britânica Doris Lessing, com 87 anos, é a contemplada com o Nobel da Literatura deste ano. Doris Lessing, descrita pela academia como "um exemplar de experiência feminina que, com cepticismo, fogo e poder visionário, sujeitou uma civilização ao escrutínio", tem uma obra vasta e diversificada.
2
The Nobel Prize in Literature 2007
"that epicist of the female experience, who with scepticism, fire and visionary power has subjected a divided civilisation to scrutiny"
Nobel Foundation


3
Doris Lessing Wins Nobel Prize in Literature
Doris Lessing, the Persian-born, Rhodesian-raised and London-residing novelist whose deeply autobiographical writing has swept across continents and reflects her engagement with the social and political issues of her time, won the 2007 Nobel Prize in Literature on Thursday.
The New York Times

4
«Penso que a sua obra é basicamente dedicada à perspectiva da mulher face à existência humana, como contributo do seu olhar, da sua vivência como grande parceiro de direito. E, por outro lado, o facto de ser uma desopressora da condição das outras culturas, designadamente a africana.»
Lídia Jorge

5
«Ela nunca prescindiu de procurar que a sua obra tivesse um sentido extremamente humanista e de intervenção social, defendendo as causas dos que considera mais fragilizados, mais fracos, denunciando problemas gritantes ao nível da injustiça social ou discriminação sexista ou racista.»
Maria Teresa Horta

6
«Doris Lessing é uma contadora de histórias, realista mas ao transpor esse tipo de narrativas para as ficções interiores que estão paredes meios com a ficção científica ou com uma especulação mística, usando a linguagem realista convencional desloca a tradição para um contexto diferente, inteiramente inovador (...) Ela é uma escritora que tende a surpreender até pelas opções de escrita que vai fazendo.»
Helder Macedo

As mulheres nobelizadas

Estes trabalhos são da responsabilidade dos alunos do 11º C: Ana Filipa, Marisa, Filipe, Guilhermina, José, João, Noémia e Sara (orientados pela professora Amélia Melo)

O Prémio Nobel

O Prémio Nobel, legado do sueco inventor da dinamite Alfred Nobel, é anualmente entregue desde o ano de 1901 em seis categorias: Medicina, Física, Química, Economia, Paz e Literatura. O Nobel da Economia foi outorgado pela primeira vez em 1968 mas todos os restantes foram instituídos por Alfred Nobel (1833-1896) em testamento.
A invenção da dinamite tornou Alfred Nobel num homem muito rico que, atormentado com as atrocidades cometidas pelo seu invento, decidiu legar parte da sua fortuna para premiar todos quantos, anualmente se evidenciam pelo trabalho prestado a favor da humanidade. O prémio, além de um diploma e uma medalha de ouro, consta de uma avultada recompensa pecuniária. Só o Nobel da Paz é entregue em Oslo, capital da Noruega que era em vida de Alfred Nobel parte integrante do reino da Suécia, sendo os restantes prémios entregues em Estocolmo.
Dois portugueses receberam já este galardão: Egas Moniz, Nobel da Medicina em 1949 e José Saramago, Nobel da Literatura em 1998.


Mulheres galardoadas com o Nobel da Literatura:

1909: Selma Largelöf, Suécia
1926: Grazia Deledda, Itália
1928: Sigrid Undset, Noruega
1938: Pearl S. Buck, Estados Únidos
1945: Gabriela Mistral, Chile
1966: Nelly Sachs, nascida na Alemanha e radicada na Suécia
1991: Nadine Gordiner, África do Sul
1993: Toni Morrison, Estados Unidos
1996: Wislawa Ssymborska, Polónia
2004: Elfried Jelinek, Áustria
2007: Doris Lessing, Grã-Bretanha

Novo blog - Ler muito

Para quem gosta de ler, de reler e de escrever sobre o que leu, foi criado este novo espaço. Um canto onde os livros e os leitores são "quem mais ordena".
O endereço é lermuito.blogspot.com e o correio electrónico para onde devem ser enviados os textos é lermuito@gmail.com.

Dia Mundial da Filosofia

O diálogo: “ entre quem? e quê?” é o tema em torno do qual girará a nova edição do dia mundial da filosofia, acolhida generosamente pela Turquia.Consolidar os diálogos (políticos, filosófico, interculturais) e o entendimento mútuo em torno das memórias e valores compartilhados, das ambições comuns e dos projectos, requer de facto uma melhor cartografia das linhas de convergência e divergência, das divisões, dos silêncios, dos mal-entendidos e das situações inextrincáveis sempre possíveis.A aspiração deste dia é, pois, definir as condições de um diálogo universal, abrindo-se à diversidade dos interlocutores, às correntes e tradições filosóficas fazer um releitura crítica dos nossos conceitos e maneiras de pensamento.Ao dar a palavra à sociedade civil e aos filósofos, aos historiadores, aos educadores e aos investigadores, o UNESCO propõe-se suscitar um amplo debate, aberto à dinâmica das ideias.Forum e lugar de encontro de culturas, o dia Mundial da Filosofia é antes de mais um exercício colectivo do pensamento livre, racional e informado dos grandes problemas do nosso tempo. A UNESCO, por seu lado, tem a satisfação de publicar nesta ocasião um amplo estudo sobre o ensino da Filosofia no mundo, intitulado La philosophie, une école de la liberté –Enseignement de la philosophie et apprentissage du philosopher, "( a Filosofia uma escola de liberdade- Ensino da Filosofia e Aprendizagem da Filosofia), que aponta para a incorporação da exigência filosófica no projecto das sociedades do conhecimento.Faço votos de que o maior número possível de estados responda presente e participe na celebração deste dia, estendendo os debates a todos os actores da sociedade e em particular aos mais jovens , com a esperança de reconstruir e renovar os nossos distintos espaços intelectuais.Koichiro Matsuura.Otília Afonso

"Outra Presença" nos órgãos de comunicação regionais





Que fazer com as novas tecnologias?

Está lançado o novo desafio do Público na Escola. Vamos agarrá-lo e precisamos de ajuda: "Que fazer com as novas tecnologias?"Como usá-las na escola? Como prevenir os efeitos perversos que elas podem ter? Como transformá-las num eficaz instrumento de trabalho, desenvolvimento e construção?

A Escola na Comunicação Social

Escola Secundária Abade de Baçal considerada a melhor escola pública nas notas do exame de Português

Escrito por Brigantia
Quarta, 24 Outubro 2007

"A escola Secundária Abade de Baçal, em Bragança, foi a melhor escola pública do país nas notas do exame de Português. A classificação é revelada pelo ranking das escolas no ano de 2007, elaborado pelo Ministério da Educação e publicado na edição de hoje do Diário de Notícias.
A escola Abade de Baçal aparece em oitavo lugar no ranking das melhores escolas do país no exame de português, com média de 13,8 valores, atrás de sete escolas privadas. Para além do acompanhamento dos alunos durante o seis anos de escolaridade e de um apoio mais intensivo na época de exames, Luísa Lopes docente de português, naquela escola afirma que “o departamento de português trabalha muito em conjunto com a biblioteca e desenvolvemos ao longo do ano diversas actividades que estão relacionadas quer com a língua portuguesa quer com a literatura, como por exemplo concursos literários, fóruns de leitura, oficinas de escrita”. A docente de português acrescenta ainda que “ao longo de todo o ano preocupamo-nos em desenvolver as competências de leitura e de escrita dos alunos, e desenvolvemos muitas actividades para lá da aula, o jornal escolar, por exemplo, que tem tido continuidade ao longo destes anos e que de certa forma ajuda a preparar os alunos para a leitura e escrita”.
Na conjugação de todos os exames, a mesma escola é a melhor do distrito de Bragança e aparece na posição 143, em termos nacionais, com média de 10,7. A presidente do conselho executivo da escola, Teresa Sá Pires, mostra-se satisfeita com a pontuação. “A notícia deixa-nos muito contentes, deixa a escola no seu todo muito satisfeita pelo resultado dos nossos alunos e pelo trabalho desenvolvido pelos nossos professores, esclarece a presidente do conselho executivo da escola.
No que diz respeito ao trabalho dos alunos, Teresa Sá Pires considera que existe um acompanhamento muito directo dos professores: "nós temos salas de estudo e os professores estão sempre disponíveis dentro da sala e fora da sala para trabalhar com os alunos e acho que isso é o factor mais importante”. A presidente do conselho executivo da escola acrescenta que “ toda a aposta que a escola também tem feito a nível das novas tecnologias também veio facilitar muito o trabalho tanto de professores como de alunos”.
No extremo oposto da lista está a Secundária de Mogadouro, como a pior do distrito de Bragança."

Aulas de 135 minutos...

Primeiro vieram as aulas de 90 minutos e muita tinta correu relativamente ao carácter pedagógico desta medida, aos duvidosos benefícios que dela resultavam, à generalização da medida a todas as disciplinas independentemente do seu carácter mais ou menos´prático...
Agora chegam as de 135, sim uma aula de 135 minutos... que resultam de um acréscimo de 45 minutos a um bloco de 90, com vista a viabilizar a componente prática/ou experimental de algumas disciplinas, como a Biologia. Química, Física, Geologia, Desenho A, Línguas Estrangeiras...
Será que este acréscimo corresponde efectivamente a uma melhoria na qualidade de aprendizagem? Será que esta foi a medida mais adequada na perseguição do sucesso? Que benefícios traz? Quais são os contras desta mudança?

Kiosk

O KIOSK revolucionou a Escola. As moedas deram lugar ao cartão e as senhas em papel acabaram. Será que esta mudança traduz uma verdadeira evolução? Facilitou ou complicou a vida aos membros desta comunidade? Deixe aqui a sua opinião.

Sete maravilhas...


Foram eleitas as sete maravilhas mundiais, nacionais e transmontanas e em muitos de nós ficou uma pequena decepção, porque aquela em que votámos não figura nesta lista final (esuqeçamos o triste espectáculo que foi a transmissão televisiva deste acontecimento, sobretudo na apresentação das maravilhas nacionais... Claro que foi sintomático da pouca importância que este fenómeno tem). Confesso que de imediato senti alguma tristeza, mas rapidamente recuperei: a que eu escolhi será sempre a minha maravilha.
Só exerci o meu direito de voto a nível nacional e não quero deixar de homenagear o monumento que escolhi, publicando aqui a sua fotografia, nem deixar de referir que muito terá contribuído o "Memorial do Convento" na minha "paixão" por esta obra fantástica, que tantas mãos construíram para que tantos olhos pudessem ver. E ela ergue-se, majestosa, suplantando a majestade que a mandou erguer e honrando os que conseguiram que o ouro do Brasil cá chegasse são e salvo... E de vez em quando os seus sinos são música, carrilhões de sonoridades que Scarlatti não perderia se estivesse perto...

Exames Nacionais 2007 - Verão de angústias

Época de ansiedade, angústia, alívio, controvérsia, rectificações... deixa aqui o teu testemunho, a tua experiência e partilha-a com os leitores do Outra Presença e deste blog.

Dia 26 de Junho - Dia internacional contra o abuso e o tráfico ilícito de droga.


O cinema pode ser uma ajuda preciosa na reflexão sobre o mundo em que vivemos. Aqui fica a sugestão de dois filmes a (re)ver pela força das imagens e da mensagem que veiculam:Trainspotting (1996), de Danny Boyle, uma adaptação do livro de Irvine Welsh, que conta com Ewan McGregor como protagonista e que focaliza a sua acção no consumo de droga e suas consequências directas e indirectas; Traffic (2000, realizado por Steven Soderbergh,com um elenco de luxo - Michael Douglas, Benicio Del Toro, Catherine Zeta-Jones, Don Cheadle, Luis Guzman, Dennis Quaid - que se centra no imensa teia que o tráfico de estupefacientes constrói.

Ser ou não ser professor titular...

Este não é com certeza um tema gasto, embora já se tenha dito e escrito muito sobre ele. Parece que se tem falado mais do que escrito e incomoda ver que o comentário é feito em surdina. Por isso não se pode deixar de admirar quem ergue a voz e aponta o dedo ao que considera errado ou quem numa atitude coerente se recusa a pactuar com a injustiça e a incoerência, como fez Teresa Martinho Marques na sua Crónica "Despedidas" publicada no nº 303 do Correio da Educação, da qual tomo a liberdade de citar o início e convidar os interessados a ler o restante, porque ela merece.

"Não gosto de dizer adeus. De fechar portas. De virar costas.
Nunca gostei.
A vida acaba por ser um fio contínuo e infinito com chegadas e partidas pelo meio, mas sem despedida(s) em ponto algum do caminho.
No amor, na profissão, na morte... partir e chegar são as palavras que se inscrevem alternadamente na estrada, ficando marcadas nela todas as pegadas, todos os rastos.
Partiu, por exemplo, para já, a hipótese de poder vir a desempenhar certos cargos. Dirão vocês: tu assim quiseste. Quem te mandou dizer não?
Sim, efectivamente. Mas eu não desejava ter de escolher, não com as condições e os critérios impostos, não com esta ideia de duas linhas de água paralelas: uma, rio; outra, apenas riacho. Preferia o bom senso, a competência provada em vida inteira e não em parco pedaço, o mesmo valor para cada escolha. O respeito pelos que mais viajaram.
Partida sim. Foi-se a possibilidade. Mas despedida não, porque confio, apesar de tudo, numa inteligência qualquer que um dia corrija os erros graves que estão a ser cometidos(...)."

Lembrar Eugénio de Andrade


Eugénio de Andrade morreu no dia 12 de Junho, há dois anos. Poeta da palavra, do amor, da mãe, do Porto, cidade que escolheu para viver e acabar os seus dias. Poeta de sempre, é sempre que tem de ser lembrado. Aqui ficam dois pequenos poemas e uma foto. Para ajudar a recordar...

"Passamos pelas coisas sem as ver,
gastos, como animais envelhecidos:
se alguém chama por nós não respondemos,
se alguém nos pede amor não estremecemos,
como frutos de sombra sem sabor,
vamos caindo ao chão, apodrecidos."

"Sê paciente; espera
que a palavra amadureça
e se desprenda como um fruto
ao passar o vento que a mereça."


"Adeus

Já gastámos as palavras pela rua, meu amor,
e o que nos ficou não chega
para afastar o frio de quatro paredes.
Gastámos tudo menos o silêncio.
Gastámos os olhos com o sal das lágrimas,
gastámos as mãos à força de as apertarmos,
gastámos o relógio e as pedras das esquinas
em esperas inúteis.

Meto as mãos nas algibeiras e não encontro nada.
Antigamente tínhamos tanto para dar um ao outro;
era como se todas as coisas fossem minhas:
quanto mais te dava mais tinha para te dar.
Às vezes tu dizias: os teus olhos são peixes verdes.
E eu acreditava.
Acreditava,
porque ao teu lado
todas as coisas eram possíveis.

Mas isso era no tempo dos segredos,
era no tempo em que o teu corpo era um aquário,
era no tempo em que os meus olhos
eram realmente peixes verdes.
Hoje são apenas os meus olhos.
É pouco mas é verdade,
uns olhos como todos os outros.

Já gastámos as palavras.
Quando agora digo: meu amor,
já não se passa absolutamente nada.
E no entanto, antes das palavras gastas,
tenho a certeza
de que todas as coisas estremeciam
só de murmurar o teu nome
no silêncio do meu coração.

Não temos já nada para dar.
Dentro de ti
não há nada que me peça água.
O passado é inútil como um trapo.
E já te disse: as palavras estão gastas.

Adeus."

“QUANDO AGREDIDA, A NATUREZA NÃO SE DEFENDE. APENAS SE VINGA."

O dia Mundial do Ambiente em particular é propício à reflexão sobre este pensamento de um dos mais reputados cientistas de todos os tempos
Devemos reflectir sobre os nossos hábitos e modos de vida, tentando encontrar alternativas para os podermos mudar garantindo a satisfação das nossas necessidades e minimizando eventuais danos sobre o mundo que nos rodeia.
O SOLO, AS ÁGUAS, AS FLORESTAS, OS OCEANOS, A FAUNA, A FLORA E AS PAISAGENS são recursos naturais insubstituíveis e vitais que interessa preservar e transmitir às gerações futuras
A TERRA É A NOSSA CASA COMUM. Não existe outro planeta ao nosso alcance que possua as condições necessárias para podermos viver.
A natureza confere sentido à vida humana. A nossa longevidade é tanto mais pequena quanto mais pequena for a longevidade da natureza.

Excerto de um trabalho elaborado por Catarina Teixeira, Bruna Martins, Christopher Xastre, Tiago Sendim (Filosofia, 11º A)

Enviada por Otília

DIA MUNDIAL do AMBIENTE- 5 de JUNHO

O Protocolo de Quioto Consiste num tratado internacional com compromissos mais rígidos para a redução da emissão dos gases que provocam o efeito estufa, considerados, de acordo com a maioria das investigações científicas, como causa do aquecimento global.
Discutido e negociado em Quioto no Japão em 1997, foi aberto para assinaturas em 16 de Março de 1998 e ratificado em 15 de Março de 1999. Oficialmente entrou em vigor em 16 de Fevereiro de 2005, depois da Rússia o ratificar em Novembro de 2004.
Através dele propõe-se um calendário pelo qual os países desenvolvidos têm a obrigação de reduzir a quantidade de gases poluentes em, pelo menos, 5,2% até 2012, em relação aos níveis de 1990. Os países signatários terão que colocar em prática planos para reduzir a emissão desses gases entre 2008 e 2012
Se o Protocolo de Quioto for implementado com sucesso, estima-se que deva reduzir a temperatura global entre 1,4 ºC e 5,8 ºC até 2100, entretanto, isto dependerá muito das negociações pós período 2008/2012, pois há comunidades científicas que afirmam categoricamente que a meta de redução de 5,2% em relação aos níveis de 1990 é insuficiente para o abrandamento do aquecimento global.
Os Estados Unidos, que libertam para a atmosfera cerca de um terço da poluição, e a Austrália, são os únicos países industrializados que não assinaram o Protocolo de Quioto. A China, a Índia e o Brasil, três dos outros principais poluidores mundiais, não estão obrigados a cumprir as quotas de Quioto pelo seu estatuto de países em desenvolvimento.
Como verificámos os países mais industrializados, os chamados mais desenvolvidos, são os que mais contribuem para uma degradação progressiva do planeta Terra. Devido a este facto, produzem uma grande quantidade de resíduos tanto domésticos com industriais, pois, visto serem os mais industrializados, são os que possuem uma maior densidade populacional
Por esta ordem de ideias, deviam ser os mais respeitadores do protocolo de Quioto, contudo isso não se verifica porque economicamente não lhe convém e, com isto, quem mais sofre não são esses mesmos países mas aqueles que menos poluem.

Nesta situação é realmente e literalmente Verdade: PAGA O JUSTO PELO PECADOR. CABE A TODOS NÓS COMBATER ESTA INJUSTIÇA.

Excerto de um trabalho elaborado, na disciplina de Filosofia, turma 11º A por: Cátia Fernandes,Cátia Miranda, Cláudia Anes e Fábio Rodrigues

Enviado por Otília Afonso

Dia da Criança

Felizmente que há dias para poder dedicar aqueles de que mais gostamos. Primeiro de Junho é, especialmente, dedicado às crianças, muito embora lhe devessemos dedicar todos os segundos do nosso tempo.
Neste dia que é o vosso quero,para todas sem nenhuma excepção, desejar felicidade e sorte. Este voto é especialmente dirigido àquelas criança a quem é roubada a infância e a inocência sob as mais diversas formas: exploração laboral, sexual e militar,vítimas de fome, violência, negligência e até da perversidade dos adultos.
Se pensarmos que a casa é um dos locais mais perigosos para as crianças teremos, talvez, a dimensão do que falta fazer para que aqueles que têm o dever de proteger o façam de facto.
Na sociedade actual onde o individualismo é uma constante temos a tendência para pensar que só nos devemos preocupar com o que à "nossa vidinha" diz respeito e o resto...é responsabilidade dos outros.É em parte por esta falta de consciência cívica que toleramos, mais do que isso, damos cobertura tornando-nos cúmplices de "verdadeiros pecados capitais"que destroem a vida dos futuros seres humanos.
Todos somos responsáveis pela protecção de quem por si só não pode defender-se.
Todos sem eliminar nenhum, em especial os MEUS MENINOS, recebam um beijo de afecto e votos de felicidade.

Otília

Adopção de Leitores - Fotos

Aqui está uma pequena galeria das fotos dos leitores adoptados (ao centro em cada foto) e dos adoptantes, tiradas na formalização deste "processo de adopção".
Para saber pormenores, é preciso ler o outra presença online - http://www.esec-abade-bacal.rcts.pt/op

No blog Escrevinhar, cujo link está na banda direita desta página, há mais galerias de fotos. Dá uma espreitadela.

Novo blog - Escrevinhar


E é mesmo para isso: escrevinhar. responder a desafios, lançar questões, transcrever aquela passagem magnífica do livro que estamos a ler, aquele poema. Pedir sugestões de leitura. Homenagear um escritor, um matemático, um pintor, um músico, um filósofo. Visitem-no. Ficaremos todos mais ricos.

Pela dignidade

"A 23 DE MAIO use uma peça de roupa preta ou coloque um pano preto numa das janelas da sua casa". Este convite é feito por um movimento que pretende nesse dia cumprir uma jornada de luta contra a pouca ( ou absoluta falta de) dignidade dos políticos portugueses que pedem sacrifícios impensáveis a todos os cidadãos, mas eles próprios se excluem desse grupo. Isto não é despeito, é um grito de revolta contra a injustiça porque há portugueses que continuam a reformar-se antes do previsto, que acumulam reformas milionárias, trabalhando apenas alguns anos( os dados são públicos,encontram-se no sítio da Caixa nacional de Aposentações),a receber subsídios de integração, na ordem das dezenas de milhares de Euros, indememizações por término antecipado das comissões de serviço( por vexes centenas de milhar de Euros)acumlulando com ordenados chorudos noutros serviços.
Onde está a dignidade da classe dos que fazem as leis? É este o Estado Social que nos foi prometido? Só nos resta o direito à indignação. Gritemos, basta...

Otília

Exame de equiv à freq. - Área de Projecto de 9º ano

Se o assunto não fosse tão sério, qualquer pessoa que abrisse o portal da DGIDC na segunda-feira, dia 14 de Maio, riria e pensaria que era uma brincadeira de 1 de Abril. É que veria lá uma circular com data de 11 de maio, que impunha a obrigatoriedade de elaborar uma matriz da disciplina de Área de Projecto, de 9º ano, quando esta é uma área não curricular e a data limite de afixação das matrizes era 15 desse mês.
Então onde está o rigor que tanto se apregoa e exige aos professores?

Uma GRANDE semana académica


Ser caloiro tem destas coisas e a melhor é esta alegria estampada no rosto. Bem mereces, Cristiana, por isso marcas presença neste espaço...
Palavras para quê?
"Venham mais cinco"
E outros cinco, todos caberão aqui e no coração da ESAB.

Homenagem à Mãe

Face ao número de textos enviados para homenagear a Mãe,criou-se esta entrada. Merecida pelas duas razões: a mãe e os dois filhos(eles e os textos.

Alterações ao Estatuto do Aluno

Estão em curso alterações ao estatuto do aluno. Parte delas já foram aprovadas em Conselho de Ministros e parece que se pretende simplificar procedimentos burocráticos, responsabilizar alunos e pais pelas faltas daqueles às aulas, reforçar a autoridade dos professores e das escolas... Como é que esta questão é encarada por pais, alunos e professores? Este é o espaço para essa opinião ser apresentada.

Projecto de remodelação da Av. João da Cruz

Está em fase de discussão o projecto de remodelação da Av. João da Cruz. As opiniões dos brigantinos estão longe de ser consensuais...

Proibição de fumar em locais públicos

O ministro da Saúde anunciou a proibição de fumar em locais públicos, como escolas, hospitais, e ainda em bares, restaurantes e discotecas com menos de 100 m2.

Espaço livre

Aqui podes solicitar a introdução de novos temas para debate ou fazer outros comentários.

Informática no 10º ano (TIC) - Sim ou Não?

O Ministério da Educação prepara-se para retirar esta disciplina do curriculo do 10º ano. O que pensas sobre isto?

Reordenamento do parque escolar

O parque escolar da cidade de Bragança vai ser reorganizado. Não deixes que isto aconteça sem dares a tua opinião...