As mulheres nobelizadas

Estes trabalhos são da responsabilidade dos alunos do 11º C: Ana Filipa, Marisa, Filipe, Guilhermina, José, João, Noémia e Sara (orientados pela professora Amélia Melo)

O Prémio Nobel

O Prémio Nobel, legado do sueco inventor da dinamite Alfred Nobel, é anualmente entregue desde o ano de 1901 em seis categorias: Medicina, Física, Química, Economia, Paz e Literatura. O Nobel da Economia foi outorgado pela primeira vez em 1968 mas todos os restantes foram instituídos por Alfred Nobel (1833-1896) em testamento.
A invenção da dinamite tornou Alfred Nobel num homem muito rico que, atormentado com as atrocidades cometidas pelo seu invento, decidiu legar parte da sua fortuna para premiar todos quantos, anualmente se evidenciam pelo trabalho prestado a favor da humanidade. O prémio, além de um diploma e uma medalha de ouro, consta de uma avultada recompensa pecuniária. Só o Nobel da Paz é entregue em Oslo, capital da Noruega que era em vida de Alfred Nobel parte integrante do reino da Suécia, sendo os restantes prémios entregues em Estocolmo.
Dois portugueses receberam já este galardão: Egas Moniz, Nobel da Medicina em 1949 e José Saramago, Nobel da Literatura em 1998.


Mulheres galardoadas com o Nobel da Literatura:

1909: Selma Largelöf, Suécia
1926: Grazia Deledda, Itália
1928: Sigrid Undset, Noruega
1938: Pearl S. Buck, Estados Únidos
1945: Gabriela Mistral, Chile
1966: Nelly Sachs, nascida na Alemanha e radicada na Suécia
1991: Nadine Gordiner, África do Sul
1993: Toni Morrison, Estados Unidos
1996: Wislawa Ssymborska, Polónia
2004: Elfried Jelinek, Áustria
2007: Doris Lessing, Grã-Bretanha

1 Comentários:

Anónimo disse...

olá...eu acho que este trabalho está muito bom, os alunos estão de parabéns e acho que os professores os devem deixar de chatear, visto que os alunos são capazes de realizar trabalhos ainda melhores.
Um abraço Zé Berbigão e Capitulino Alves