Tributo a Doris Lessing - Nobel da Literatura 2007

Estes trabalhos são da responsabilidade dos alunos do 11º C: Ana Filipa, Marisa, Filipe, Guilhermina, José, João, Noémia e Sara (orientados pela professora Amélia melo)

DORIS LESSING
NOBEL DA LITERATURA 2007


Como cada ano, a manhã de 10 de Novembro desvendou o nome de mais um laureado Nobel da Literatura, DORIS LESSING, uma senhora das letras inglesas.
Para surpresa de uns e gáudio de muitos, aos 87 anos, Doris May Tayler ou Doris Lessing, como é conhecida, consagra-se a pessoa mais velha a receber o prémio Nobel da Literatura, vendo assim a sua longa vida de escrita empenhada ser recompensada com o reconhecimento da Academia Sueca das Letras, responsável pela atribuição deste prémio.
Segundo o director da academia sueca, Horace Engdahl, a autora recebeu o prémio por transmitir “experiência épica feminina”, segundo o próprio director foi das decisões mais meditadas que tomaram. Doris Lessing tornou-se na 34ª mulher a receber um Nobel e a 11ª mulher a receber um Nobel da Literatura.
Filha de pais britânicos, nasceu na Pérsia, actual Irão, em 1919, e cresceu na Rodésia do Sul, actual Zimbabué. O seu trabalho explora a divisão entre brancos e negros, alem de questões feministas e a violência contra as crianças. A autora que reside em Inglaterra desde 1949 escreveu romances, poesias e contos. De entre todos os seus romances, “ The Golden Notebook”, foi aquele que a catapultou para a fama em 1962.
Muito premiada na Europa, foi também nomeada três vezes para Booker Prize. O seu primeiro livro chama-se “The Grass is Singing” e o mais recente é “The Cleft”.

Doris Lessing publicou aproximadamente 60 obras, entre as quais se destacam:
· African Stories,
· Cat Tales, The Good Terrorist,
· Children of Violence,
· A Proper Marriage,
· The Summer Before the Dark,
· The Wind Blows Away Our Words,
· Going Home,
· The Habit of Loving.
Os seguintes contos, entre muitos:
o Wine
o A Proper Marriage
o Martha Quest
o Five
o A Ripple from the Storm
o Landlocke
o Particularly Cats.


Eles comentaram...

1
Anúncio da Academia SuecaPrémio Nobel da Literatura para Doris Lessing11.10.2007 - 12h03PUBLICO.PT
A britânica Doris Lessing, com 87 anos, é a contemplada com o Nobel da Literatura deste ano. Doris Lessing, descrita pela academia como "um exemplar de experiência feminina que, com cepticismo, fogo e poder visionário, sujeitou uma civilização ao escrutínio", tem uma obra vasta e diversificada.
2
The Nobel Prize in Literature 2007
"that epicist of the female experience, who with scepticism, fire and visionary power has subjected a divided civilisation to scrutiny"
Nobel Foundation


3
Doris Lessing Wins Nobel Prize in Literature
Doris Lessing, the Persian-born, Rhodesian-raised and London-residing novelist whose deeply autobiographical writing has swept across continents and reflects her engagement with the social and political issues of her time, won the 2007 Nobel Prize in Literature on Thursday.
The New York Times

4
«Penso que a sua obra é basicamente dedicada à perspectiva da mulher face à existência humana, como contributo do seu olhar, da sua vivência como grande parceiro de direito. E, por outro lado, o facto de ser uma desopressora da condição das outras culturas, designadamente a africana.»
Lídia Jorge

5
«Ela nunca prescindiu de procurar que a sua obra tivesse um sentido extremamente humanista e de intervenção social, defendendo as causas dos que considera mais fragilizados, mais fracos, denunciando problemas gritantes ao nível da injustiça social ou discriminação sexista ou racista.»
Maria Teresa Horta

6
«Doris Lessing é uma contadora de histórias, realista mas ao transpor esse tipo de narrativas para as ficções interiores que estão paredes meios com a ficção científica ou com uma especulação mística, usando a linguagem realista convencional desloca a tradição para um contexto diferente, inteiramente inovador (...) Ela é uma escritora que tende a surpreender até pelas opções de escrita que vai fazendo.»
Helder Macedo

0 Comentários: