Que fazer com as novas tecnologias?

Está lançado o novo desafio do Público na Escola. Vamos agarrá-lo e precisamos de ajuda: "Que fazer com as novas tecnologias?"Como usá-las na escola? Como prevenir os efeitos perversos que elas podem ter? Como transformá-las num eficaz instrumento de trabalho, desenvolvimento e construção?

9 Comentários:

o.a disse...

Segundo Bachelard um instrumento é uma teoria materializada. Esta concepção remete para as relações entre a Ciência e a Tecnica, relação essa necessariamente complementar e dialéctica. Também neste domínio se problematiza o uso que fazemos da tecnologia que conforme a sua natureza pode se factor de escravização ou de libertação.
Naturalmente as novas tecnologias não fogem á regra. Também delas se pode fazer uso ou abuso. Também elas podem contribuir para promover a humanização ou o seu oposto a desumanização.
Se bem usadas as novas tecnologias prometem vir a introduzir a civilização numa 4º vaga "Tofleriana" capaz de criar os alicerces para um novo estádio do Ser Humano. Oxa Alá, é tudo o que podemos desejar.

Anónimo disse...

Eu gosto das aulas em que se utiliza o quadro interactivo porque é uma forma de aprender divertindo-nos

Anónimo disse...

Eu gosto da maquina de carregamentos porque facilita um bocado, apesar de ter alguns contra tempos como por exemplo: o nao aceitamento das nota a nao ser que estejam completamente direitas como se tive-sem sido acabadas de fazer, e tambem algumas das vezes as notas ficam encravadas...

Anónimo disse...

A tecnologia ajuda o Homem mas será que o vai substituir? É assustador só de pensar que a tecnologia nos pode substituir em tudo, tudo ser controlado por robôs comandados e progamados para que tudo seja perfeito.Ficará o homem e a mulher que somos isolados de tudo e todos? Talvez -se tudo já estiver feito não precisamos de fazer nada - mas mais assustador ainda é pensar que podemos ser progamados para ter as caraceristicas que os nossos pais quiserem: rapaz? rapariga? olhos azuis, verdes, castanhos? loiro, moreno, ruivo?... É horrível só de pensar no mal que as novas tecnologias nos podem fazer... Será que nos ajudam?

Anónimo disse...

As novas tecnologias são uma iniciativa difrente mas também divertida.
Gostei da ideia de termos quadros interactivos nas salas, máquinas onde podemos comprar tudo, mas dentro do horário escolar.
Mas será que as novas tecnologias têm influência sobre o homem?
Sim, pode ter algumas como por exemplo "substituir o homem".
Mas, afinal, que tipo de homem?
Aquele que somos já ou pequenos robôs programados?

Anónimo disse...

A minha sala não tem quadros interactivos. A única tecnologia que posso utilizar é o meu querido telemóvel, mas tenho que estar sempre de olho nos professores. Gostava que nas minhas aulas fossem utilizadas essas tecnologias que tanto se fala quadros interactivos, software educativo, projecção e conteúdos multimédia,… mas a minha sala é muito pobrezita. Já pensei em fazer um baixo assinado para ter aulas em sala que ter esses recursos não é um luxo. Quem sabe um dia…

Anónimo disse...

É uma boa pergunta. Tenho um computador e ouvi dizer que o posso utilizar para fazer os tpcs. Gostava muito de descobrir como é que ele poderá fazer isso. Seria formidável, já me estou a imaginar agarrado à psp e o bacano do computador labutar nos tpcs.

Anónimo disse...

Era bom que a escola tivesse um sistema wireless.

Anónimo disse...

Existem duas redes wireless no recinto escolar: Uma perto dos laboratórios e uma segunda (protegida) do conselho executivo.

A tecnologia é algo maravilhoso. Acho bem que a escola esteja a abraçar as novas tecnologias - agora o que é preciso é terapia de choque para os professores que ainda acreditam que as redes wireless fazem mal, que os quadros interactivos são uma perda de dinheiro e que acham que os telemóveis apenas servem para distrair os alunos na sala de aula. Mal os professores deixem de ter medo da tecnologia, então aí poderemos avançar.