Aulas de 135 minutos...

Primeiro vieram as aulas de 90 minutos e muita tinta correu relativamente ao carácter pedagógico desta medida, aos duvidosos benefícios que dela resultavam, à generalização da medida a todas as disciplinas independentemente do seu carácter mais ou menos´prático...
Agora chegam as de 135, sim uma aula de 135 minutos... que resultam de um acréscimo de 45 minutos a um bloco de 90, com vista a viabilizar a componente prática/ou experimental de algumas disciplinas, como a Biologia. Química, Física, Geologia, Desenho A, Línguas Estrangeiras...
Será que este acréscimo corresponde efectivamente a uma melhoria na qualidade de aprendizagem? Será que esta foi a medida mais adequada na perseguição do sucesso? Que benefícios traz? Quais são os contras desta mudança?

15 Comentários:

Anónimo disse...

Eu não concordo com as aulas de 135 minutos, porque são muito longas e ninguém consegue estar concentrado tanto tempo.

Anónimo disse...

nao concordo nada com as aulas de 135 minutos... se as aulas de 90 minutos ja sao consideradas grandes e verdadeiramente cansativas...entao,como é que podemos classificar estas aulas com mais 45 minutos?!
ninguem consegue estar tanto tempo concentrado naquilo que se esta a estudar..

Anónimo disse...

Eu acho que as aulas de 135 minutos são uma agressão a todos os estudantes do secundário. Para além de termos que estar na escola grande parte do dia e de ter posteriormente de ir estudar para casa, roça a tortura obrigar os alunos a permanecer 135 minutos numa aula, independentemente de essa aula ser pratica o não, e é preciso também referir que as disciplinas não têm actividades praticas programadas para fazer face a um grande número de aulas de 135 minutos por ano. Aqui deixo o meu apelo a que os senhores no ministerio sejam realistas e tenham o bom senso de programar o tempo das aulas para valores aceitaveis, porque uma coisa é ensino de qualidade e outra é eensino de "prisão".

Anónimo disse...

Eu não gostava de ter aulas de 135 minutos porque é horrível estar 135 minutos dentro de uma sala de aula sem intervalo.

Anónimo disse...

Eu não concordo com as aulas de 135 minutos, porque para além de serem muito longas, ninguém consegue estar concentrado tanto tempo.

Anónimo disse...

Eu acho muito mau estar dentro de uma sala de aula 135 minutos porque uma pessoa perde a concentração total.

Anónimo disse...

Não concordo com as aulas de 135 minutos...se nas aulas de 90, os alunos, a partir de um certo momento,se distraiem é quase impossível numa aula de 135 minutos estarem concentrados até ao fim. Sou totalmente contra essas aulas!

Anónimo disse...

Eu não concordo com as aulas de 135 minutos, porque são muito longas. Se já muitos professores se queixam que os alunos não prestam atenção nas aulas de 90 minutos, nas aulas de 135 m será pior.

Anónimo disse...

Eu sou totalmente contra as aulas de 135 minutos já nas de 90 os alunos não tiram proveito muito
menos nas de 135.

Anónimo disse...

Se as aulas tiverem um intervalo de pelo menos um quarto de hora, aí sim, é possível a aula ser aproveitada.
Mas 135 minutos seguidos... nem o aluno nem o professor conseguem estar suficientemente concetrados e empenhados durante toda a aula.

Anónimo disse...

Não concordo nada com as aulas de 135 minutos. Penso k estas aulkas são mt desgastantes. Estas aulas deixam os alunos cansados, o k impossibilita a atenção mínima para a boa aprendizagem da matéria.
Já os 90 minutos eram extensos e as de 135 minutos inda se tornam mais cansativas...

Anónimo disse...

Eu não concordo nada com as aulas de 135 minutos, porque são muito longas e os alunos nao se conseguem concentrar!

Anónimo disse...

Eu acho que estas aulas são uma parvoíce porque é impossível uma pessoa estar concentrada tanto tempo, por isso eu queria deixar este comentário para que terminem com estas aulas tão longas.

Anónimo disse...

eu acho que morria se tivesse aulas de 135 min morria...lol

Anónimo disse...

A julgar pelos comentários, o país não poderá esperar muito destes futuros adultos que tão mal ficam no retrato de actividades com duração de 135 minutos, mesmo tratando-se de aulas.
Afinal o que é que os comentadores pensam que é a vida? Será que alimentam a esperança de na sua futura vida profissional não terem períodos de trabalho superiores a 135 minutos? Se pensam, esqueçam. Hoje há empresas a praticar horários de trabalho de 12 horas-720 minutos- seguidos. Isto para quem quer receber ordenado no fim do mês. É que caso os mortificados infantes não tenham percebido, a vida implica sacrifício, luta e esforço constantes.
Para que saibam, muitos meninos e meninas - que não tiveram a mesma sorte dos contestadores do tema- gostariam de assistir aulas de 135 minutos em vez de sessões de trabalho árduo de sol a sol. Isso sim é agressão, violência e tortura.