Informática no 10º ano (TIC) - Sim ou Não?

O Ministério da Educação prepara-se para retirar esta disciplina do curriculo do 10º ano. O que pensas sobre isto?

16 Comentários:

Anónimo disse...

Não concordo. Acho que a informática é essencial, por isso devia ser uma disciplina permanente ao longo dos 12 anos de escolaridade

Anónimo disse...

sim!TIC é uma disciplina extremamente importante, hoje em dia quem nao souber trabalhar com computadores é analfabeto. Podia até começar mais cedo.

Anónimo disse...

Não. Porque a informática pode aprender-se em casa. Não precisamos de mais disciplinas, nem de gastar mais tempo nas aulas. Há coisas mais importantes do que isso.

Anónimo disse...

sim porque muitos alunos querem tirar um curso de informatica, e assim estão melhor preparados

Anónimo disse...

Sim! Mas não como uma forma de passar o tempo! Devem ser aprendidas coisas que novas como alguns programas que se devem dominar no futuro e não coisas que todos nós já sabemos como escrever um texto no word!

Anónimo disse...

Embora não tenha nada a ver com o tema gostaria de sugerir que este espaço de opinião no blog não fosse restringido apenas a assuntos previamente selecionados pelo "blog author" mas que pudesse ser um lugar onde qualquer pessoa pertencente a escola ou não pudesse dizer de sua justiça. Como os comentarios estão sujeitos a aprovação evita-se na mesma os comentários "desnecessários"! Á atenção da professora Luisa.

P.S.- Sou um ex-aluno do 12ºB do ano passado!!! (Por sinal a melhor turma de sempre que por lá passou!!!)

Outra Presença disse...

Caro ex-aluno, este continua a ser o vosso jornal e, por extensão, o vosso blog. Como tal, comentem, iniciem novos temas, digam de vossa justiça e nós cá estaremos para os publicar. Se virmos que é necessário, abrimos outro espaço de "desabafo". Sabes que estando a iniciar e desconhecendo a reacção e intervenção dos utentes do blog, não podíamos surgir com tudo feito. Este é um espaço dinâmico e aberto e esperamos que sofra tantas alterações quantas as que desejarem. E é verdade a escola tem uma forte ligação e dívida aos alunos de 12º do ano 2006-2007. Até!

Anónimo disse...

Nao eu acho que se devia ter ate mais cedo do que e habitual....
Informatica e o essencial do dia a dia .
Sabendo ke hoje em dia se presisa de de ter uma noçao minima de T.I.C.
Algums pensao que o computador è um bicho de sete cabeças...mas não, se partir a descoberta tona-se no nosso melhor amigo (e eu que o diga).
Deixe tambem comentar que a pessoa que fez o comentario anonimo, que referia que a informatica podia-se aprender em casa esta a ser egoista... pois nao pensa nos problemas da sosiedade de hoje...
pois havera muitas pessoas que nao tem a possibilidade de ter um computador em casa.
Claro que havera coisas mais importantes i esta e uma delas . E importante salientar ke o mundo precisa de tecnologia e dai resultam grandes progressos... mas se uma pessoa nem tem oportunidade de saber o que e informatica vai desde principio pensar e mostrar o total desinteresse por esta area.

Anónimo disse...

Boas!Tal como o "anônimo" do dia 14 de fevereiro sou um ex-aluno da escola mas do 12ºB de 2004-2005 (por sinal a turma mais heterogénea que passou pela escola) e é com nostalgia que recordo os tempos do Outra Presença e até do menos conhecido "clube de leitura" de 6as feiras à noite mas enfim...Penso que a professora Luísa quereria dizer alunos do 12º ano de 2005-2006 e não de 2006-2007 ;).Bem,quanto ao tema que se coloca eu tal como já alguém aqui disse penso que as aulas de TIC devem exisitir e não como forma de passar o tempo.Por exemplo,em ITI no meu 12º ano demos o Corel Draw e outros programas de tratamento de imagem que podem dar jeito...Quanto ao anônimo do dia 14 de fevereiro só lhe queria dizer que discordo totalmente do parêntesis dele.É óbvio que tendo ele frequentado o 12º aquele ano ache isso mas as melhores turmas da escola não são aquelas que melhores notas tiram mas aquelas que dão vida à escola.E penso que os anos de ouro da escola, pelo menos da minha geração já passaram há muito sendo que é incontornável que duas pessoas marcaram muita a escola e para quem sabe do que falo acho que não é preciso referir nomes(foi graças a essas pessoas que houve 3 viagens a Estrasburgo entre outras coisas).Um abraço e espero que o blog seja um bom espaço de debates e opiniões onde os alunos e ex-alunos possam dar o seu contributo.

Luís ("ainda e sempre aluno desta escola")

Anónimo disse...

Alguém disse choque tecnológico? Ah!..foi o primeiro ministro... Será que Este último senhor( Excelência!.) e mais o seu séquito de ministros, secretários, directores gerais, pensarão atingir o objectivo retirando as TIC das escolas? Se assim for, parece-me que vão " dar com os burrinhos na àgua".É que nem todos os alunos portugueses têm condições para adquirir computadores e pagar internet. Esses passaram a ser os parentes pobres do sistema, os excluídos e, por conseguinte os novos analfabetos, só que agora um novo modelo de analfabetismo, contra o qual pouco ou nada podem fazer.

Anónimo disse...

Quanto ao tema em si, acho que de facto TIC tem a sua conta parte a nivel de formação nas novas tecnologias, que tão importantes são na actualidade (e vão continuar a ser cada vez mais)... No entanto, e estando eu muito longe de conhecer a realidade lectiva dos dias de hoje, acho que a carga horária seja talvez mal distribuida, ou então distribuida de mais... Há certas disciplinas que são de facto indispensáveis e definitivamente TIC não é uma delas, verdade seja dita... Penso que se deve dar importância a disciplinas chave como Português e Matemática, essas acima de qualquer outras, penso que se deve dar importância às disciplinas específicas de cada área, penso que se deve dar importância à pratica desportiva e só depois deter na conversa disciplinas, digamos, "complementares" como é TIC.

Agora sobre o assunto "quem foi a melhor turma de sempre da ESAB"... Bem, sendo eu aluno de 2005-2006 (outra presença, cuidado, não é 2006-2007...), sendo eu aluno do 12ºB... mas falando do 12º ano de 2005-2006 em geral, penso que de facto foi um ano excepcional... Falando eu a nível estatistico... Porque os números não mentem, acho que deve ter sido dos melhores anos de sempre...
Claro que cada um puxa a brasa à sua sardinha o que torna impossível dizer quem foi melhor ou pior... De facto, não é isso que importa... O que importa é ter orgulho em defender o bom nome da nossa ESAB, ter orgulho em ter feito parte dela, ter orgulho e ter a convicção que fizemos algo de bom, que deixamos a nossa marca, seja ela qual for...

Orgulhem-se de pertencer a essa grande escola, tal como eu me orgulho!!

E mesmo estando a adorar a faculdade, mesmo tendo orgulho em defender a mui nobre FMUP, a também mui nobre ESAB estará sempre no meu coração!!

Ricardo Almendra

Anónimo disse...

Concordo com o Ricardo. O importante é que cada um de nós faça o melhor que pode e sabe.
Quanto à TIC, já não sou da mesma opinião. Acho-a uma disciplina essencial porque muitos alunos não têm oportunidade de a aprender fora da escola, nem têm computador em casa...

Anónimo disse...

eu sou um aluno de 7º ano e acho que todos os alunos que têm ou vao ter querem continuar a usufruir dessa disciplina!

Anónimo disse...

A ideia é benéfica para os alunos, que perdem bastante do seu tempo em aulas que não são úteis. Mas levanta-se também uma questão:
Ao acabar com TIC, porque não acaba também com a disciplina de Estudo Acompanhado, uma vez que estas aulas poderiam ser úteis mas que em quase todos os casos não o são; e com Formação Cívica, pelos mesmos motivos... ou se não o que fazer, pelo menos que proponha novos programas para estas aulas. Penso também que não deveria acabar só com elas no 10º ano e sim do 7º para a frente...

Anónimo disse...

ola a todos!
eu penso que as TIC sao uma disciplina essencial ao longo de todos os anos de escolaridade uma vez que, com ela podemos aprender varias coisas que nos podem ser uteis num futuro proximo...

Anónimo disse...

Acho que TIC teria que haver sempre. Eu quando tive (9ºano) aprendi tantas coisas, que eu nem sabia que existiam. Não basta só trabalhar com o word ou com o powerpoint, há que saber conteúdos e tudo o que está por dentro disso. Agora gostava de aprender mais, mas como no 10ºano e dai para a frente não se têm, tenho pena. Porque é uma disciplina muito interessante.