Mario Cesariny - pintor poeta

Nasceu em Lisboa, no dia 9 de Agosto de 1923. Foi pintor e poeta . Frequentou a Escola de Artes Decorativas António Arroio e estudou música com o compositor Fernando Lopes Graça. Durante o tempo em que esteve emc Paris,1947, frequentou a Academia de La Chaumiére. É em Paris que conhece André Breton, cuja influência o leva a criar no mesmo ano o grupo de surrealistas de Lisboa , juntamente com figuras como António Pedro, José Augusto França, Cândido Costa Pinto, Moniz Pereira e Alexandre O´Neill. O grupo ficou marcado pela atitude de protesto contra o regime político vigente e contra o neo-realismo.


Morreu a 26 de Novembro de 2006








Em todas as ruas te encontro
em todas as ruas te perco
conheço tão bem o teu corpo
sonhei tanto a tua figura
que é de olhos fechados que eu ando
a limitar a tua altura
e bebo a água e sorvo o ar
que te atravessou a cintura
tanto tão perto tão real
que o meu corpo se transfigura
e toca o seu próprio elemento
num corpo que já não é seu
num rio que desapareceu
onde um braço teu me procura
Em todas as ruas te encontro
em todas as ruas te perco


Faz-me o favor...

Faz-me o favor de não dizer absolutamente nada!
Supor o que dirá
Tua boca velada
É ouvir-te já.
É ouvir-te melhor
Do que o dirias.
O que és nao vem à flor
Das caras e dos dias.
Tu és melhor -- muito melhor!
Do que tu.
Não digas nada.
Sê Alma do corpo nu
Que do espelho se vê.
Virgínia e Marta - 7ºC

Tributo a Doris Lessing - Nobel da Literatura 2007

Estes trabalhos são da responsabilidade dos alunos do 11º C: Ana Filipa, Marisa, Filipe, Guilhermina, José, João, Noémia e Sara (orientados pela professora Amélia melo)

DORIS LESSING
NOBEL DA LITERATURA 2007


Como cada ano, a manhã de 10 de Novembro desvendou o nome de mais um laureado Nobel da Literatura, DORIS LESSING, uma senhora das letras inglesas.
Para surpresa de uns e gáudio de muitos, aos 87 anos, Doris May Tayler ou Doris Lessing, como é conhecida, consagra-se a pessoa mais velha a receber o prémio Nobel da Literatura, vendo assim a sua longa vida de escrita empenhada ser recompensada com o reconhecimento da Academia Sueca das Letras, responsável pela atribuição deste prémio.
Segundo o director da academia sueca, Horace Engdahl, a autora recebeu o prémio por transmitir “experiência épica feminina”, segundo o próprio director foi das decisões mais meditadas que tomaram. Doris Lessing tornou-se na 34ª mulher a receber um Nobel e a 11ª mulher a receber um Nobel da Literatura.
Filha de pais britânicos, nasceu na Pérsia, actual Irão, em 1919, e cresceu na Rodésia do Sul, actual Zimbabué. O seu trabalho explora a divisão entre brancos e negros, alem de questões feministas e a violência contra as crianças. A autora que reside em Inglaterra desde 1949 escreveu romances, poesias e contos. De entre todos os seus romances, “ The Golden Notebook”, foi aquele que a catapultou para a fama em 1962.
Muito premiada na Europa, foi também nomeada três vezes para Booker Prize. O seu primeiro livro chama-se “The Grass is Singing” e o mais recente é “The Cleft”.

Doris Lessing publicou aproximadamente 60 obras, entre as quais se destacam:
· African Stories,
· Cat Tales, The Good Terrorist,
· Children of Violence,
· A Proper Marriage,
· The Summer Before the Dark,
· The Wind Blows Away Our Words,
· Going Home,
· The Habit of Loving.
Os seguintes contos, entre muitos:
o Wine
o A Proper Marriage
o Martha Quest
o Five
o A Ripple from the Storm
o Landlocke
o Particularly Cats.


Eles comentaram...

1
Anúncio da Academia SuecaPrémio Nobel da Literatura para Doris Lessing11.10.2007 - 12h03PUBLICO.PT
A britânica Doris Lessing, com 87 anos, é a contemplada com o Nobel da Literatura deste ano. Doris Lessing, descrita pela academia como "um exemplar de experiência feminina que, com cepticismo, fogo e poder visionário, sujeitou uma civilização ao escrutínio", tem uma obra vasta e diversificada.
2
The Nobel Prize in Literature 2007
"that epicist of the female experience, who with scepticism, fire and visionary power has subjected a divided civilisation to scrutiny"
Nobel Foundation


3
Doris Lessing Wins Nobel Prize in Literature
Doris Lessing, the Persian-born, Rhodesian-raised and London-residing novelist whose deeply autobiographical writing has swept across continents and reflects her engagement with the social and political issues of her time, won the 2007 Nobel Prize in Literature on Thursday.
The New York Times

4
«Penso que a sua obra é basicamente dedicada à perspectiva da mulher face à existência humana, como contributo do seu olhar, da sua vivência como grande parceiro de direito. E, por outro lado, o facto de ser uma desopressora da condição das outras culturas, designadamente a africana.»
Lídia Jorge

5
«Ela nunca prescindiu de procurar que a sua obra tivesse um sentido extremamente humanista e de intervenção social, defendendo as causas dos que considera mais fragilizados, mais fracos, denunciando problemas gritantes ao nível da injustiça social ou discriminação sexista ou racista.»
Maria Teresa Horta

6
«Doris Lessing é uma contadora de histórias, realista mas ao transpor esse tipo de narrativas para as ficções interiores que estão paredes meios com a ficção científica ou com uma especulação mística, usando a linguagem realista convencional desloca a tradição para um contexto diferente, inteiramente inovador (...) Ela é uma escritora que tende a surpreender até pelas opções de escrita que vai fazendo.»
Helder Macedo

As mulheres nobelizadas

Estes trabalhos são da responsabilidade dos alunos do 11º C: Ana Filipa, Marisa, Filipe, Guilhermina, José, João, Noémia e Sara (orientados pela professora Amélia Melo)

O Prémio Nobel

O Prémio Nobel, legado do sueco inventor da dinamite Alfred Nobel, é anualmente entregue desde o ano de 1901 em seis categorias: Medicina, Física, Química, Economia, Paz e Literatura. O Nobel da Economia foi outorgado pela primeira vez em 1968 mas todos os restantes foram instituídos por Alfred Nobel (1833-1896) em testamento.
A invenção da dinamite tornou Alfred Nobel num homem muito rico que, atormentado com as atrocidades cometidas pelo seu invento, decidiu legar parte da sua fortuna para premiar todos quantos, anualmente se evidenciam pelo trabalho prestado a favor da humanidade. O prémio, além de um diploma e uma medalha de ouro, consta de uma avultada recompensa pecuniária. Só o Nobel da Paz é entregue em Oslo, capital da Noruega que era em vida de Alfred Nobel parte integrante do reino da Suécia, sendo os restantes prémios entregues em Estocolmo.
Dois portugueses receberam já este galardão: Egas Moniz, Nobel da Medicina em 1949 e José Saramago, Nobel da Literatura em 1998.


Mulheres galardoadas com o Nobel da Literatura:

1909: Selma Largelöf, Suécia
1926: Grazia Deledda, Itália
1928: Sigrid Undset, Noruega
1938: Pearl S. Buck, Estados Únidos
1945: Gabriela Mistral, Chile
1966: Nelly Sachs, nascida na Alemanha e radicada na Suécia
1991: Nadine Gordiner, África do Sul
1993: Toni Morrison, Estados Unidos
1996: Wislawa Ssymborska, Polónia
2004: Elfried Jelinek, Áustria
2007: Doris Lessing, Grã-Bretanha

Novo blog - Ler muito

Para quem gosta de ler, de reler e de escrever sobre o que leu, foi criado este novo espaço. Um canto onde os livros e os leitores são "quem mais ordena".
O endereço é lermuito.blogspot.com e o correio electrónico para onde devem ser enviados os textos é lermuito@gmail.com.

Dia Mundial da Filosofia

O diálogo: “ entre quem? e quê?” é o tema em torno do qual girará a nova edição do dia mundial da filosofia, acolhida generosamente pela Turquia.Consolidar os diálogos (políticos, filosófico, interculturais) e o entendimento mútuo em torno das memórias e valores compartilhados, das ambições comuns e dos projectos, requer de facto uma melhor cartografia das linhas de convergência e divergência, das divisões, dos silêncios, dos mal-entendidos e das situações inextrincáveis sempre possíveis.A aspiração deste dia é, pois, definir as condições de um diálogo universal, abrindo-se à diversidade dos interlocutores, às correntes e tradições filosóficas fazer um releitura crítica dos nossos conceitos e maneiras de pensamento.Ao dar a palavra à sociedade civil e aos filósofos, aos historiadores, aos educadores e aos investigadores, o UNESCO propõe-se suscitar um amplo debate, aberto à dinâmica das ideias.Forum e lugar de encontro de culturas, o dia Mundial da Filosofia é antes de mais um exercício colectivo do pensamento livre, racional e informado dos grandes problemas do nosso tempo. A UNESCO, por seu lado, tem a satisfação de publicar nesta ocasião um amplo estudo sobre o ensino da Filosofia no mundo, intitulado La philosophie, une école de la liberté –Enseignement de la philosophie et apprentissage du philosopher, "( a Filosofia uma escola de liberdade- Ensino da Filosofia e Aprendizagem da Filosofia), que aponta para a incorporação da exigência filosófica no projecto das sociedades do conhecimento.Faço votos de que o maior número possível de estados responda presente e participe na celebração deste dia, estendendo os debates a todos os actores da sociedade e em particular aos mais jovens , com a esperança de reconstruir e renovar os nossos distintos espaços intelectuais.Koichiro Matsuura.Otília Afonso

"Outra Presença" nos órgãos de comunicação regionais