Para que serve o "ranking das escolas?"

Quando já ninguém pensava em exames, quando as escolas fervem devido às mudanças que lhes têm sido impostas ano após ano, ela aí está: a ordenação das escolas, em função das classificações obtidas em exame. E inevitavelmente surge-nos a mesma pergunta de sempre: Para que serve este "ranking"? O que foi feito nas escolas com piores resultados? Têm menos alunos por turma, mais professores e meios, as famílias receberam apoio para poderem ajudar os filhos nos estudos? O ambiente nas escolas melhorou? A relação entre as escolas próximas é mais saudável? Ou continua tudo na mesma?
Participem neste fórum. Dêem a vossa opinião. Enriqueçam este debate. Ajudem-nos a reflectir sobre a verdadeira utilidade desta recente inovação.

1 Comentários:

Anónimo disse...

O ranking é mais um aglomerado de números num governo obcecado por eles.
Seria bom conhecer o esforço feito pelo executivo central na resolução dos problemas que impedem as escolas de subir de posição...
Seria também bom que o ministério da educação reflectisse sobre o rumo que está a dar à educação. A melhor escola pública do país está preocupada: o seu excelente quadro docente vai ser substancialmente reduzido, devido à confusão que se instalou nas escolas. Não é a única. Um pouco por todo o lado bons professores que se cansaram de ser humilhados e desrespeitados vão embora. Ficam os que não podem ainda partir... O que é desmotivante e não abona nada a favor de rankings e avaliações...